Biografia

Meu nome é Sonia Rosa, nasci e moro na cidade do Rio de Janeiro. Sou escritora, contadora de histórias, professora e pedagoga. Trabalhei durante 30 anos na rede pública municipal  de ensino aqui na minha cidade. Desde pequena sempre gostei de escrever poesias e contar histórias para vizinhos e amigos.  Foi assim que, de tanto contar histórias conhecidas, acabei inventando as minhas próprias.

 

Minha experiência profissional no campo literário começou no  ano de 1993, quando fui a contadora de histórias oficial da “Brinquedoteca”, espaço lúdico situado nos jardins do Museu da República. Infelizmente esta brinquedoteca   não existe mais.

 

No ano de 1995, publiquei o meu primeiro livro, O Menino Nito, que relancei em 2002 pela Editora Pallas. Ainda neste ano, iniciei o curso de Pós-Graduação “Teorias e Práticas da Leitura” na PUC/RJ. Apresentei como monografia  final uma experiência em cinco escolas públicas onde, em parceria com a Casa da Leitura, sede do Proler- Programa Nacional de Incentivo a Leitura -, desenvolvi um trabalho de promoção de leitura junto aos alunos e professores das escolas envolvidas.

 

Em 2006 e 2007 fiz um curso de Pós-Graduação “África-Brasil: Laços e Diferenças”, onde tive a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos acerca da temática afro-brasileira, que sempre estiveram presentes na minha literatura. Estudar essa diversidade, compreender a riqueza desses estudos e colocá-los dentro do texto infantil, têm me dado uma grande  alegria e satisfação. Sei que esta contribuição, apesar de modesta, é muito importante para os meus leitores brasileiros.

Nos meus livros, sempre que possível, contemplo a bela diversidade afro-brasileira.

 
 
Conheça um pouco mais de mim, clicando aqui!

Copyright©2014. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Única Gestão

  • Facebook Grunge
  • Twitter Grunge
  • Google+ Grunge

Siga-me