Conquistas

O livro Amores de Artistas, da Editora Paulinas, recebeu em 1999 o selo de “Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) na categoria Criança.

 

Ao final do ano de 1999, recebi das mãos do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, juntamente com outros oitenta e nove colegas-professores, o diploma “Orgulho Carioca”, em reconhecimento do desempenho a favor da Educação Pública Municipal.

       

Atualmente, faço palestras sobre  assuntos  referentes à leitura e a formação do leitor – alunos e professores leitores. Essa troca também acontece junto aos meus colegas escritores e ilustradores na AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto-Juvenil), associação da qual sou membro fundadora. 

     

E por falar nos meus amigos e companheiros de letras e imagens alguns deles visitaram, gentilmente, a escola em que trabalhei no ano de 2011. Coversaram com as crianças, contaram histórias, fizeram ilustrações. Uma boa fuzarca   do livro e da leitura, pela passagem da Maratona de Histórias, evento anual    aqui do Rio de Janeiro coordenado pela secretaria de educação. Foram eles, meus convidados e parceiros; Mauricio Veneza, Thais Linhares, Georgina Martins, Sandra Pina, Rogerio Andrade Barbosa, Anna Claudia Ramos (madrinha da sala de leitura da escola), Sandra Ronca, Marilia Pirillo, Anielizabetth e  Ninfa Parreiras.

A todos o meu grande carinho e gratidão e a certeza de estarmos juntos em outros projetos com mais autores queridos como Julio Emilio Braz,   Andrea Taubman, Otávio Junior, Edna Bueno, Alex Gomes, Cecilia Botana, Dircea Damaceno  e muitos outros

 

Por conta do trabalho em prol da leitura que venho desenvolvendo nos últimos anos, recebi uma grata surpresa no ano de 2000: A Escola Municipal Edmundo Lins, em Ramos aqui na minha cidade  homenageou-me batizando sua Sala de Leitura com o meu nome. A solenidade de inauguração da Sala de Leitura Sonia Rosa com a presença de todos os alunos da escola, foi uma grande emoção! A Escola Municipal José Pancetti (Realengo, 2002) e a Escola Municipal Marechal Trompwsky (Mangueira, 2007), também inauguraram suas Salas de Leitura Sonia Rosa. Mais emoção e alegria! E ainda a Sala de Leitura O Menino Nito – Escola Municipal Miguel Gustavo. No Colégio Santa Tereza de Jesus tem a Biblioteca Sonia Rosa! Fiquei muito feliz com mais esse presente!

 

Alguns livros da  coleção Lembranças Africanas: Jongo, Maracatu e Capoeira  e O Menino Nito participaram da primeira série do  programa Livros Animados do Canal Futura do Projeto  “A Cor da Cultura” veiculado, ainda hoje,  pela televisão ou via site do Canal Futura.

 

Em 2011 ganhei  mais uma Sala de Leitura com meu nome a Escola Municipal Professora Catharina da Silveira Cordeiro em Cabo Frio, A inauguração foi uma grande festa com uma gostosa feijoada envolvendo toda a comunidade escolar, professores, alunos, autoridades locais, pais, mães, tias, avós. Foi muita emoção temperada  com  muita alegria!

 

Em 2004 recebi meu segundo título de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), dessa vez na categoria Informativo, com a Coleção Lembranças Africanas.

 

Algumas surpresas agradáveis: O segredo do vento, Quando o dia engoliu a noite , Jongo, Maracatu e Capoeira “visitaram” o Catálogo de Bolonha.

Em 2008, o livro A Lenda do Timbó foi contemplado com o White Ravens, que vem a ser um catálogo com  a seleção dos melhores livros do mundo do ano. Esta seleção é feita pela Internationale Jugendbibliothek, uma biblioteca infantil da Alemanha, considerada a primeira biblioteca infantil a ser inaugurada no mundo. Participar dessa seleção foi, de fato, um grande prêmio para mim!

 

Em   2009 o  livro O Menino Nito foi publicado na Galícia!  Este “menino”  tem me dado muitas alegrias! Os livros Quando a Escrava Esperança Garcia escreveu uma carta também esteve no catálogo de Bolonha assim como o livro Histórias Amareladas que neste ano de 2016 também esteve compondo o catálogo, muita alegria e emoção!

 

Participo sempre das Bienais e “Primaveras” dos Livros e  de todos os Salões de Livro que acontecem na cidade do Rio de Janeiro. Visito escolas e feiras literárias de  São Paulo, Belo Horizonte e região do lago, aqui no meu estado.

 
                                                                                                Leia mais clicando em avançar...

Copyright©2014. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Única Gestão

  • Facebook Grunge
  • Twitter Grunge
  • Google+ Grunge

Siga-me